UM POUCO DA MINHA HISTORIA
Cuidar do lar é cuidar de si
Quando falamos de casa, a sensação é de acolhimento, é o lugar de abrigo e de paz para os dias difíceis e de festa para os dias de alegria. Cuidar de nosso lar é como cuidar de nós mesmos, bom sou suspeita pra falar sobre esse tema, mas gostaria de compartilhar a minha experiência com os queridos leitores.
Durante muito tempo, por falta de condições financeiras minha casa foi se deteriorando com o tempo, meu pai faleceu, iniciei a minha carreira, logo tive minha filha, priorizei estudos e com o passar do tempo, as paredes da minha casa criaram mofo, o telhado começou a apresentar goteiras, o forro que era de estuque foi apodrecendo ao ponto de cair.
Bom, viver em um ambiente assim me deixava triste, mas ao mesmo tempo eu pensava... Não tenho dinheiro, então essa é a opção que tenho no momento. Um dia, estava caindo uma chuva muito forte, e toda vez que chovia, era um empurra um móvel aqui, outro ali pra não molhar, e neste dia me veio um sentimento muito forte de necessidade de mudança. O ano era 2022, lembro de pegar o caderno de estudos e escrever bem grande:
Planos para 2023:
Trocar telhado
Trocar piso
Trocar janelas
Comprar guarda roupas grande
Comprar cama de casal
Dividir melhor o ambiente da casa
Comprar um sofá grande e confortável
Anotei sem muitas intenções reais, pois minha condição financeira não me possibilitava realizar todos esses planos, iniciei 2023 e nem me lembrava desse bilhete! Um dia conversando com o meu irmão, falei que precisava trocar o telhado, recebíamos o aluguel de um imóvel que nosso pai deixou, e decidimos juntar esse dinheiro para fazermos essa melhoria na casa. Comecei a fazer orçamentos com pedreiros, inicialmente a ideia era aplicar uma manta no telhado para resolver o problema das goteiras, mas quando o pedreiro avaliou, a madeira que sustentava o telhado estava podre!
Bom, neste momento falei... e se derrubarmos esse telhado e trocarmos por outro? Para nosso espanto o orçamento que ele passou, ficou um pouco acima do que tínhamos reservado. Então iniciamos com a remoção do telhado e troca das telhas, mas o sentimento de renovação veio tão forte que perguntei: - e se quebrássemos todas as paredes internas, trocarmos o piso, janelas e portas, quanto fica?
Para meu espanto, ele cobrou apenas R$ 3.000,00 de mão de obra, óbvio que não tinha esse dinheiro, mas nesse momento, decidi abrir mão de muitas coisas para realizar esse sonho, afinal é o meu lar. Como ele não terminaria o serviço em poucos dias, consegui fazer uma antecipação do meu FGTS, comprei os materiais que tanto queria, janelas, pisos e muita argamassa...rsrs... e parcelei a mão de obra com o pedreiro.
A fase da obra foi um período muito difícil, o pedreiro pedia antecipação de valores, demorou mais que o esperado... pra economizar, não pedi acabamentos nas paredes. Então muita coisa, eu mesma coloquei a mão na massa, durante a obra perdi muitos moveis como guarda roupas, sofá, poltronas.... Ao organizar a casa do jeito que era possível, encontrei este caderno, e abri exatamente na página que havia escrito, como se fosse um recado do universo! Que alegria ler essa nota, era como se a lei da atração estivesse se mostrando para mim.
A casa estava tomando forma, e era forma que eu tanto sonhei! Eu só pensava, o que meu amado pai diria se estivesse aqui? Enfim, ao concluir a obra, as paredes estavam apenas com o reboco, o telhado não tinha forro! A parte eletrica, meu paidrasto fez com todo amor e carinho. Aos poucos comprei mais materiais de acabamento e fomos colocando a mão na massa, eu, minha mãe, meu padrasto, minha filha....mas fizemos com tanto amor, que ninguém diz que foi feita por amadores.
Após 7 meses que terminamos a obra, conseguimos dar um fôlego as dívidas adquiridas, então coloquei um forro de madeira com isolamento térmico. Comprei guarda roupas novos para mim, minha filha e minha mãe. Pintei a casa com a cor lugar de afeto e assim senti que a minha casa havia se transformado em um verdadeiro lar.
O que aprendi com tudo isso? Que seu lar retribui o amor que você dedica a ele! Todos os dias, a deitar na cama eu sou grata por tudo o que conquistei! Hoje eu não penso mais na falta de dinheiro pra fazer tudo o que desejo, eu penso, não importa quando! Mas eu vou conseguir! E a vida se encarrega de proporcionar caminhos para realizar os nossos sonhos.
Trate a sua casa com amor em cada detalhe e certamente ela retribuirá seu esforço.
Comentários
Postar um comentário